Foto de um pão sendo cortado em um ambiente que se não for controlado pode favorecer a contaminação cruzada.
  • Compartilhar:
Dicas

Como evitar a contaminação cruzada?

Por Celivita Gluten Free | 8 de março, 2023

Pessoas alérgicas, ou com doença celíaca, ou maior sensibilidade a alérgenos, como o glúten, estão expostas, todos os dias, ao risco da contaminação involuntária. Isso acontece devido ao processo que ficou conhecido como “contaminação cruzada”. Então, se este é o seu caso e você busca saber como evitar esse risco, encontrou o post certo! 

Neste artigo, explicaremos o conceito de contaminação cruzada e daremos algumas dicas de como evitá-la. Boa leitura!

O que é contaminação cruzada?

A contaminação cruzada é a transferência acidental, direta ou indireta, de contaminantes físicos, químicos ou biológicos prejudiciais à saúde humana aos alimentos. 

Pode acontecer por meio de manipuladores, vetores, superfícies, utensílios, equipamentos ou outros alimentos durante os processos de cultivo, produção, armazenamento, embalagem, transporte, conservação ou serviço.

Além dos riscos à saúde que pode ocasionar, essa condição também costuma afetar o cotidiano de pessoas que precisam excluir certos alérgenos. É comum acontecer de evitarem frequentar restaurantes por não terem certeza se os alimentos que são servidos estão livres de contaminação.

Embora seja mais complicado realizar este controle quando se está fora de casa, algumas práticas podem te ajudar a evitar a contaminação cruzada em todos os ambientes.

Como evitar a contaminação cruzada?

A contaminação cruzada é uma questão bastante importante. Por essa razão, listamos aqui algumas dicas para certas situações.

Restaurantes

Alguns restaurantes não oferecem garantias quanto ao preparo dos alimentos, o que afasta as pessoas com restrição alimentar. Mas isso não precisa acontecer. A dica para evitar a contaminação cruzada quando for comer em um restaurante é pesquisar com antecedência.

Verifique se ele possui opções sem glúten (ou outro alergênico) no cardápio; uma cozinha especializada, com preparo diferenciado das refeições sem contaminantes, e até mesmo se há avaliações de outros clientes com a mesma condição. Assim, você pode reduzir as chances de ocorrer um incidente, ainda que não possa eliminar 100% o risco.

Em casa

Em casa, a situação é um pouco diferente. Por se tratar de um ambiente controlado, é possível organizar sua rotina para evitar a contaminação cruzada. Se você compartilha sua residência, mas é o único com restrição alimentar, o ideal é separar tudo que possa gerar contaminação.

Por exemplo, é recomendável que seus utensílios sejam diferentes, para que os resquícios do alérgeno não permaneçam nos itens, mesmo após a lavagem. Também seria interessante preparar a alimentação em uma superfície à parte, higienizada antes do uso.

Alimentos na geladeira e dentro dos armários também devem ser segregados, a fim de evitar que haja contato entre as embalagens contaminadas.

Por fim, lembre-se de adquirir alimentos ausentes em glúten e/ou outros alérgenos!

Demais ambientes

No trabalho, na casa dos amigos, ou em qualquer ambiente que não seja possível controlar o preparo dos alimentos, a dica é ter sempre um snack sem glúten, leite, soja e derivados à mão. Esses lanchinhos serão muito importantes.

Você pode encontrar alimentos como esses em empresas especializadas na fabricação de produtos sem alergênicos. Elas investem em tecnologias que eliminam totalmente o risco de contaminação cruzada e seguem rígidos protocolos de segurança.A Celivita Gluten Free, por exemplo, oferece dezenas de produtos saborosos, práticos e seguros. Com pães, biscoitos, bolinhos, snacks e até doces, tem tudo o que você precisa para evitar a contaminação cruzada, eliminando o glúten e muito mais. Acesse nossa loja e confira!

Outras Dicas

    Assine nossa newsletter e
    receba conteúdos exclusivos